segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O esquecido 7 de setembro.


*A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal.


*O processo de independência


Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.


[ Hoje o nosso tão grandioso 07 de setembro, vem perdendo totalmente o brilho; as pessoas não tem mais do que se orgulhar vivem em um Brasil de violencia, corrupçao, miseria, alto custo de vida e outros mais, a "robalheira" é grande; os politicos não honram mais a data, nas escolas não ha mais a "educaçao moral e civica" ensinada na ditadura militar de Vargas, o povo esqueceu o valor das fardas e das corporaçoes, respeitam mais o bandido do que a policia e o tão precioso pendão da esperança ja está esquecido, contudo ainda ha quem se preucupe em manter a tradição do tão deslumbrante desfile, ainda ha quem se preucupe em ensinar pros mais novos quem foram os gloriosos herois brasileiros. Eu sou um que "sinto saudade dos 07 de setembro que não vivi" o povo era mais patriota, parecido em estilo com os norte-americanos. Como brasileiro e um pouco mais, acreano (ou seria acriano?) eu serei um que sempre amarei essa bandeira, por essa patria chegarei se a morrer se presciso.

Nenhum comentário: